Além do Distrito Nacional, as províncias de Puerto Plata, María Trinidad Sánchez, La Altagracia, Santo Domingo, Hato Mayor, Monseñor Nouel, Espaillat, San Pedro de Macoris, San Cristobal, Samana, Duarte, El Seibo, La Vega, Monte Plata, Santiago, San Jose de Ocoa e San Juan.
As províncias em alerta verde são Sanchez Ramirez, La Romana, Elias Piña, Barahona, Peravia, Azua, Hermanas Mirabal e Pedernales.
Nesta capital e em outras áreas do país, está chovendo muito desde o início da manhã.
Por esse motivo, o COE recomendou aos cidadãos que evitem atravessar rios, córregos e riachos com grande volume de água nas províncias em alerta.
Ele explicou que a influência da onda tropical e da calha manterá um ambiente favorável à continuidade das chuvas em grande parte do país, principalmente na costa do Caribe e na costa do Atlântico.
O alerta amarelo indica que a população deve estar preparada para o evento e ir para um local seguro se estiver em uma área de risco.
Nos territórios em alerta verde, as pessoas devem estar atentas ao possível impacto de um fenômeno atmosférico, de acordo com o COE, que é responsável pelo planejamento e coordenação de ações entre as instituições do Sistema de Prevenção, Mitigação e Resposta a Desastres.
ga/mpv/glmv