O Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyan Jaaishankar, e o Primeiro Vice-Primeiro-Ministro da Rússia, Denis Manturov, lideraram a reunião com o objetivo de fortalecer a Parceria Estratégica Especial e Privilegiada entre as duas nações.
Como parte de sua visita à Índia, que começou no domingo, Manturov conversou com o primeiro-ministro Narendra Modi sobre o aumento da cooperação em diversas áreas, incluindo laços comerciais e econômicos, energia e conectividade.
O dignitário indiano saudou os esforços das equipes conjuntas para implementar as decisões tomadas durante sua recente visita à Rússia e nas reuniões com o presidente Vladimir Putin, de acordo com a nota oficial.
Modi também transmitiu suas calorosas saudações ao líder russo e reafirmou sua intenção de continuar trocando opiniões com ele.
Mais cedo, Manturov participou de um fórum de negócios na cidade de Mumbai, a capital financeira da maior nação do subcontinente do sul da Ásia, onde o ministro das Relações Exteriores da Índia destacou a crescente aproximação da Rússia com a Ásia a partir de 2022.
O ministro das Relações Exteriores da Índia informou que o comércio bilateral chegou a 66 bilhões de dólares americanos, o que, segundo ele, abre caminho para a meta de atingir 100 bilhões até 2030.
Jaishankar também ilustrou vários aspectos a serem trabalhados para atingir esse objetivo, como a correção da balança comercial, o avanço das negociações sobre o comércio de mercadorias entre a Índia e a União Econômica Eurasiana e o Tratado de Investimento Bilateral.
mpm/lrd/bm