O evento contou ainda com a presença de 500 especialistas nacionais e estrangeiros em gestão estatística, que se juntarão aos debates em que participarão líderes do governo, do setor privado, da academia, da sociedade civil, da comunicação social e de filantropos, entre outros.
Conforme informou o Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (DANE), as discussões acontecerão em 100 sessões paralelas e quatro sessões plenárias sobre temas relacionados à ética na gestão da informação e à formação de associações inclusivas para a criação de um banco de dados ecossistema.
O evento será inaugurado pela diretora do DANE, Piedad Urdinola Contreras, pelo diretor da Divisão de Estatística das Nações Unidas, Stefan Schweinfest, e pelo prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez.
Da mesma forma, nas quatro sessões plenárias, que serão transmitidas ao vivo, os especialistas analisarão os desafios globais na utilização de dados e o seu impacto na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O objetivo da reunião, na sua quinta versão, é contribuir para o fortalecimento dos sistemas estatísticos nacionais e a compreensão dos ecossistemas de dados expandidos, bem como mobilizar apoio político e financeiro e construir um caminho mais forte para o desenvolvimento sustentável.
O Fórum Mundial de Dados é organizado a cada dois anos pela Divisão de Estatística das Nações Unidas e constitui o principal palco internacional na gestão de estatísticas.
mpm/ifs/ls