Na relação geral entre os dois países destaca-se a colaboração entre a Assembleia Nacional do Vietnã e a Assembleia Nacional Popular de Cuba, concordaram os interlocutores, referindo-se à primeira sessão do Comité de Cooperação Interparlamentar, realizada recentemente em Havana.
Thanh Man, que aqui recebeu o diplomata cubano por ocasião do final do seu mandato, disse que o seu homólogo Esteban Lazo acaba de visitar o Vietnã no início de novembro, demonstrando assim o forte vínculo e a especial relação de solidariedade que existe entre ambos os países. e que transcende todas as distâncias geográficas.
O chefe do Parlamento afirmou que o Vietnã recorda sempre o sincero apoio e assistência do Partido Comunista, do Estado e do povo de Cuba ao Vietnã na luta pela libertação nacional e pela reunificação nacional, bem como no trabalho de construção e desenvolvimento do país.
“Esta é uma relação especial com uma confiança política muito elevada, que é sempre um modelo nas relações internacionais”, sublinhou Thanh Man, que lamentou os graves impactos do furacão Oscar, da tempestade Raphael e do recente terramoto no leste de Cuba.
Este ano, disse, o Vietnã também foi gravemente afetado por catástrofes naturais, a mais recente das quais foi a tempestade número três (Supertufão Yagi) e as inundações por ela causadas nas províncias do norte que causaram grandes danos a pessoas e bens.
O embaixador cubano, por sua vez, agradeceu todo o apoio recebido da Assembleia Nacional e da sua presidência para o melhor desempenho das suas funções e a favor da promoção e fortalecimento dos laços bilaterais.
Afirmou ainda que os dois órgãos legislativos desempenharão um papel importante na criação de um quadro jurídico para promover as relações entre os dois países e na colaboração socioeconómica entre as localidades de ambas as nações.
Na reunião, Thanh Man e Hernández discutiram também uma série de questões relacionadas com a cooperação entre os dois países e os Parlamentos, e destacaram particularmente a necessidade de reforçar a colaboração nos domínios da agricultura e da energia.
oda/mpm / fav