Nas redes sociais, o ministro disse que foi com profundo pesar que soubemos da morte, minutos atrás, do Dr. Jorge González Pérez, nosso querido Popi. Em nome dos trabalhadores da saúde, enviamos nosso abraço à sua família, amigos e colegas”, disse Portal.
Doutor em Medicina Legal, González também foi membro fundador da Sociedade Cubana de Medicina Legal.
Em 1995, ele recebeu a missão de viajar à Bolívia como representante dos parentes de Che Guevara e de outros combatentes cubanos que morreram ao seu lado na Gesta Guerrilheira e Internacionalista de 1967 naquele país latino-americano, de acordo com o site Cubadebate.
Ele liderou a busca por seus restos mortais por mais de cinco anos, à frente de um grupo de cientistas e especialistas cubanos, comprometidos com esse trabalho de investigação e pesquisa, que culminou com a identificação do Comandante Ernesto Che Guevara e seus companheiros que haviam caído nessa região andina.
Foi membro da Assembleia Nacional de Cuba de 1998 a 2003, sendo reeleito para o período de 2003 a 2008, durante o qual foi presidente da Comissão de Saúde e Esportes do Parlamento, bem como presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com a Bolívia em ambas as ocasiões.
Também foi ratificado como deputado em 18 de abril de 2018 na sessão constitutiva da IX Legislatura, realizada no Palácio de Convenções de Havana, e também foi reitor da Universidade de Ciências Médicas de Havana.
mem/alb/bm