O Ministro do Planejamento e Desenvolvimento da Etiópia, Fitsum Assefa, destacou a Iniciativa Legado Verde implementada desde 2019 no país africano, que plantou com sucesso mais de 40 bilhões de mudas de árvores, aumentando a cobertura florestal para 23,6% e gerando oportunidades de emprego.
O evento também apresentou as exportações de energia verde de Adis Abeba para as nações vizinhas, incluindo Quênia, Sudão e Djibuti, destacando os esforços para a integração regional e a sustentabilidade.
A parceria visa promover o desenvolvimento verde como parte da Iniciativa Belt and Road, alinhando-se com as metas do Acordo de Paris.
Enquanto isso, uma reunião consultiva da Conferência Ministerial Africana sobre o Meio Ambiente (Amcen) também foi realizada no domingo, à margem da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29).
Assefa, como presidente da Amcen, liderou o evento que reuniu líderes africanos, especialistas e parceiros para discutir questões ambientais críticas, negociações climáticas e prioridades de desenvolvimento sustentável para a África.
Os principais tópicos da agenda incluíram: atualizações do Grupo Africano de Negociadores sobre Mudanças Climáticas, perspectivas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas relacionadas à ciência climática e o papel dos autores africanos.
oda/nmr/glmv