17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ameaça do tráfico de drogas no Uruguai

Ameaça do tráfico de drogas no Uruguai

Montevidéu, 17 nov (Prensa Latina) O narcotráfico passou de um problema marginal no Uruguai a uma ameaça à segurança e à coesão social, informa hoje o Diario La R.

As estatísticas refletem um aumento preocupante nas apreensões de drogas e nos crimes associados ao tráfico, que deixaram de ser episódios isolados para se tornarem rotina nas comunidades mais vulneráveis, diz a publicação.

A publicação observa a crescente demanda por drogas no país, especialmente entre os jovens.

A normalização do uso da maconha, embora controlada por lei, abriu as portas para um mercado mais amplo, onde o acesso a outras substâncias ilegais se tornou mais fácil, diz a publicação.

O ecstasy, a cocaína e as novas drogas sintéticas encontraram um nicho no mercado uruguaio, alimentando uma cultura de consumo que, embora impulsionada pela liberalização de certas políticas, não foi acompanhada por educação e prevenção adequadas”, diz ele.

Ele observa que o microtráfico afeta as comunidades mais desfavorecidas, onde as gangues aumentaram o poder, os recursos e o controle nos bairros.

Esse fenômeno não só afeta a segurança dos moradores, que vivem com medo e desconfiança, mas também corrói as estruturas sociais, alimentando a violência e a falta de esperança, diz La R.

Ele observa que as autoridades responderam a essa crise com uma combinação de políticas de segurança, “mas muitos criticam essas medidas como insuficientes e, em alguns casos, contraproducentes”.

A militarização da segurança pública e o foco na repressão ao uso de drogas provaram ser estratégias fracassadas, escreve o jornal em sua edição on-line.

Em vez de atacar as raízes do problema, conclui o jornal, essas políticas tendem a exacerbar a violência e criar um ciclo de criminalização que aprisiona os mais vulneráveis.

A luta contra o tráfico de drogas é uma das questões da atual campanha eleitoral.

Os candidatos presidenciais Yamandú Orsi, da Frente Ampla, da oposição, e Álvaro Delgado, da coalizão governista, abordarão a questão no debate desta noite no rádio e na televisão.

mem/ool/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES