O teste de voo foi realizado no dia anterior a partir da ilha Dr. APJ Abdul Kalam, na costa de Odisha, em Hyderabad, onde estão localizados os laboratórios do complexo de mísseis, diante de cientistas seniores da DRDO e oficiais das Forças Armadas, segundo a fonte do Ministério da Defesa.
O míssil hipersônico foi projetado para transportar uma variedade de cargas úteis com alcance de mais de 1.500 quilômetros.
O míssil foi rastreado por vários sistemas de alcance, implantados em vários domínios, e os dados de voo obtidos de estações de navios de menor alcance confirmaram manobras bem-sucedidas, bem como o impacto com um alto grau de precisão.
De acordo com a fonte militar, os laboratórios do Dr. APJ Abdul Kalam, em Hyderabad, juntamente com vários outros centros DRDO semelhantes e parceiros industriais, colaboraram em sua produção.
Em um comunicado no X para parabenizar os envolvidos no teste, o Ministro da Defesa, Rajnath Singh, descreveu o teste de voo como uma conquista histórica que colocou a Índia no seleto grupo de nações que possuem recursos de tecnologia militar tão críticos e avançados.
Altos funcionários do setor, como o secretário do Departamento de Defesa, Pesquisa e Desenvolvimento e o presidente da DRDO, Samir V Kamat, também elogiaram a equipe da DRDO por sua contribuição ativa para a missão.
mem/lrd/glmv