No âmbito do décimo Congresso Mundial de Saúde, realizado na cidade turca, a vice-ministra cubana Tania Margarita Cruz conversou com seu homólogo, Kemal Memisoglu, como parte das sessões do grupo de trabalho.
Durante a reunião, também foram discutidas a transformação digital e a cooperação em saúde, bem como o desenvolvimento da biotecnologia cubana e seus principais produtos para o tratamento do câncer.
Na reunião, as partes também discutiram a colaboração no tratamento de pé diabético e doenças vasculares, bem como a cooperação entre os dois estados nas esferas biotecnológica e farmacêutica.
Também foram realizadas reuniões bilaterais no Congresso Mundial de Saúde com ministros da saúde de países interessados em promover a cooperação em saúde com Cuba, disseram as fontes.
A reunião também contou com a presença do deputado da Assembleia Nacional do Poder Popular e primeiro vice-presidente da BioCubafarma, Eulogio Pimentel, e de funcionários da embaixada cubana em Cuba.
O lado turco foi representado por Halim Ozcevik, Vice-Ministro da Saúde; Aziz Alper Biten, Diretor Geral de Relações Exteriores; Umit Kervan, Presidente dos Institutos de Saúde; e Abdullah Sert, Chefe do Departamento de Relações Exteriores.
Behlul Unver, diretor geral da International Health Services Company, também fez parte da delegação, segundo fontes diplomáticas.
oda/to/mb