O presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), que está em uma visita de trabalho ao país eslavo, mencionou na reunião a importância das ações realizadas pelas diferentes organizações de solidariedade com Cuba na Rússia.
González enfatizou que sua visita se insere no contexto do 60º aniversário da Sociedade Russa de Amizade com Cuba (SRAC), uma entidade cujos primeiros presidentes foram grandes personalidades do século XX, como Yuri Gagarin e Ernesto Che Guevara.
Ele também afirmou que o SRAC é uma das associações mais ativas desde sua criação, e sempre contribuiu para a solidariedade com Cuba e, acima de tudo, apoia a luta contra o bloqueio dos EUA,
O presidente do ICAP acrescentou que é importante que o movimento de solidariedade na Rússia também se desenvolva em nível regional e que haja mais vínculos entre as diferentes entidades da Federação Russa e as províncias cubanas, para que a solidariedade abranja toda a nação caribenha.
González também mencionou a importância de trabalhar para preservar os laços de amizade e fraternidade das diferentes gerações e transferir esses valores para os jovens a fim de incorporá-los a esse ativismo.
A esse respeito, ele lembrou a reunião que teve com os membros do grupo musical de Granada, que, segundo ele, tinha membros de várias gerações, possibilitando a continuidade.
Após sua reunião com a missão estatal cubana em Moscou, o presidente do ICAP se reunirá com deputados do grupo parlamentar pela amizade com Cuba na Duma (câmara baixa do parlamento) russa.
Ele também se reunirá com vários ativistas dos grupos de amizade da Federação na segunda-feira. Durante sua estada em Moscou, González participou da Conferência Internacional pelo 60º aniversário do SRAC e realizou reuniões com diretores e coordenadores de diferentes organizações solidárias com Cuba na Rússia.
A delegação que ele lidera homenageou o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, colocando uma coroa de flores no monumento erguido em sua memória no distrito de Sokol, em Moscou.
Ele também visitou a sede da Câmara Cívica da Federação Russa, onde foi assinado um Memorando de Entendimento entre as duas instituições, e a Peoples’ Friendship University, onde se reuniu com estudantes e professores.
jf/gfa/bm