Um comunicado da agência prevê chuvas fortes em Chiapas e chuvas fortes em Campeche, Guerrero, Michoacán, Oaxaca, Quintana Roo e Yucatán.
As autoridades alertaram ontem à noite que as chuvas geradas pela Depressão Tropical Sara poderiam causar inundações na península de Yucatán, bem como o aumento dos níveis de rios e riachos, inundações e deslizamentos de terra no sudeste do México.
Nesse sentido, eles pediram que a população desse atenção aos avisos do SMN e seguisse as recomendações da Proteção Civil.
Às 21:00 horas locais de ontem, a depressão estava localizada em terra, ao sul de Campeche, 110 quilômetros ao sul-sudeste de Sabancuy, no mesmo estado, e apresentava ventos máximos sustentados de 45 quilômetros por hora, rajadas de 65 e deslocamento para oeste-noroeste a 20 km/h.
Na segunda-feira, os especialistas preveem chuvas em Colima, Jalisco, Nayarit e Tabasco, e precipitações isoladas em Hidalgo, Puebla, Querétaro, San Luis Potosí, Tamaulipas e Veracruz.
Também estão previstas rajadas de vento de 60 a 80 km/h com “tolvaneras” em Chihuahua, Durango, Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas e Zacatecas, 50 a 70 km/h em Chiapas e Oaxaca, e 40 a 60 km/h em Campeche, no Golfo da Califórnia, Quintana Roo e Yucatán.
De acordo com o texto, haverá ondas de um a três metros de altura na costa oeste da península de Baja California e nas costas de Colima, Jalisco, Michoacán, Nayarit, Quintana Roo e Yucatán.
Acrescenta que as condições descritas serão geradas pela frente fria número 10, por canais de baixa pressão, pela entrada de umidade da depressão das monções e por uma área de baixa pressão com probabilidade ciclônica.
jf/las/bm