O MARN informou que a umidade se arrastou e suas consequências quando decretou a mudança de um alerta verde para um alerta amarelo para algumas áreas do país.
As tempestades entraram na costa de Sonsonate e Ahuachapán (sudoeste) e estão se deslocando pelo nordeste de El Salvador, onde afetarão o país nos próximos dias.
Entre os danos causados nas últimas horas pelas fortes chuvas, uma casa desabou em San Luis La Herradura, município de La Paz Centro, na área costeira do país, de acordo com um relatório das Forças Armadas em suas redes sociais.
Enquanto isso, militares e bombeiros removeram árvores e escombros, apoiando a evacuação de sete pessoas que vivem em Meanguera, La Unión Sur.
O MARN prevê que as chuvas continuarão até os primeiros dias desta semana devido à influência do arrasto de umidade da tempestade tropical Sara, do Oceano Pacífico.
Um alerta amarelo está atualmente em vigor nos distritos da zona costeira, na área metropolitana de San Salvador, San Miguel e La Unión. O restante do país permanece em alerta verde.
À medida que a semana avança, o clima deve voltar ao normal e espera-se a influência dos ventos do norte e uma leve diminuição das temperaturas, especialmente na cordilheira vulcânica e nas áreas montanhosas do país.
jf/lb/bm