Conforme noticiado hoje pela agência de notícias estatal ACNC, a delegação russa que participará na 11ª Reunião da Comissão Intergovernamental para a Cooperação em Comércio, Economia, Ciência e Tecnologia chegou aqui no domingo.
O grupo é chefiado pelo Ministro dos Recursos Naturais e Ecologia, Alexandr Kozlov, copresidente daquele órgão do lado russo.
O seu homólogo da Comissão e Ministro das Relações Económicas Externas, Yun Jong Ho, bem como o embaixador russo na RPDC, Alexandr Matsegora, vieram recebê-lo no Aeroporto Internacional de Pyongyang.
O Tratado de Parceria Estratégica entre ambas as nações estabelece as bases jurídicas para expandir a cooperação no comércio, na economia, no investimento e na ciência e tecnologia, incluindo os domínios do espaço e da energia nuclear pacífica.
Afirma também que se uma das partes for atacada por um ou mais países e estiver em estado de guerra, a outra parte fornecerá imediatamente assistência militar ou outra ajuda por todos os meios disponíveis.
O pacto foi endossado na semana passada por Kim Jong Un e Putin e entrará em vigor no dia em que as duas partes trocarem instrumentos de ratificação.
mem/asg