21 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nomeações de Trump deverão enfrentar obstáculos no Senado dos EUA

nomeacoes-de-trump-deverao-enfrentar-obstaculos-no-senado-dos-eua

Nomeações de Trump deverão enfrentar obstáculos no Senado dos EUA

Washington, 19 nov (Prensa Latina) Vários republicanos no Senado dos Estados Unidos surgem hoje como obstáculos em potencial às polêmicas nomeações do presidente eleito Donald Trump para seu futuro gabinete, especialmente as indicações para Procurador-Geral e para Secretário de Saúde.

Trump nomeou o ex-deputado Matt Gaetz, da Flórida, para o cargo máximo do Departamento de Justiça, e o ex-candidato presidencial independente Robert F. Kennedy Jr. será designado para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

O Partido Republicano obteve o controle do Senado nas eleições de 5 de novembro, ocupando 52 dos 100 assentos da câmara, e o processo de confirmação deverá passar pelo Senado.

Por exemplo, as senadoras Lisa Murkowski (Alasca) e Susan Collins (Maine) manifestaram profundas reservas quanto à possibilidade de Gaetz dirigir o Departamento de Justiça.

“Não creio que ele seja uma nomeação séria para Procurador-Geral. Precisamos ter um Procurador-Geral sério”, disse Murkowski, que não votou nem em Trump nem na vice-presidente Kamala Harris, que foi a candidata democrata.

Ela também expressou surpresa com a escolha de Trump do apresentador da Fox News Pete Hegseth para chefiar o Departamento de Defesa.

Collins é a única senadora republicana candidata à reeleição em 2026, num estado em que Harris venceu e, por sua vez, manifestou imediatamente ceticismo quanto à possibilidade de Gaetz ser o próximo Procurador-Geral da nação.

“Fiquei surpreendida com o anúncio”, disse ela. “Tenho certeza de que haverá muitas perguntas na audiência dele. Obviamente, o presidente tem o direito de nomear quem ele quiser, mas tenho certeza de que haverá muitas perguntas”, enfatizou.

A deputada mostrou-se também surpreendida com a decisão do próximo presidente de nomear Kennedy, um advogado ambientalista sem formação médica, para dirigir o Ministério da Saúde.

Segundo Collins, considerou “alarmantes” as opiniões de Kennedy sobre questões de saúde e vacinas.

Também John Curtis (Utah), que ocupará o lugar de Mitt Romney, que vai se aposentar; Bill Cassidy (Louisiana); Joni Ernst (Iowa), Thom Tillis (Carolina do Norte) e John Cornyn (Texas).

Cornyn é um membro de alto escalão da Comissão Judiciária do Senado e pediu que os membros do painel tivessem acesso ao relatório da investigação da Comissão de Ética da Câmara sobre Gaetz por suposta má conduta sexual e consumo de drogas ilícitas.

Gaetz tem sido uma das figuras mais controversas do Congresso e é responsável pela moção histórica que levou à destituição de Kevin McCarthy como Presidente da Câmara dos Representantes no início de outubro de 2023.

A demissão de McCarthy daquele órgão legislativo teve como objetivo evitar que a investigação contra ele prosseguisse.

oda/dfm/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES