Hoje, será realizada uma apresentação dos progressos e desafios do Pacto para a Implementação do Capítulo Étnico, na qual serão destacados os êxitos e desafios no cumprimento desta secção específica.
O evento, que terá lugar no Auditório Rogelio Salmona do Centro Cultural Gabriel García Márquez, promoverá também o alinhamento do Capítulo Étnico com o Plano de Choque do Governo Nacional destinado a acelerar a implementação do Acordo.
No âmbito da agenda comemorativa, realizou-se ontem o fórum “Reincorporação: uma mudança para a paz total e a não repetição” e uma reunião do Capítulo de Gênero.
As atividades para o aniversário do Acordo incluem eventos simultâneos a decorrer na capital e em outras cidades, nos quais serão destacados os avanços e desafios de sua implementação.
De acordo com um comunicado de imprensa da missão da ONU no país sul-americano, estas atividades decorrerão ao longo da segunda quinzena de novembro.
O evento principal será no dia 21 de novembro na Praça Bolívar, em Bogotá, e contará com a presença do Presidente da República, Gustavo Petro, de antigos guerrilheiros signatários da paz, autoridades territoriais, organizações civis e representantes da comunidade internacional.
Contará também com a presença da Subsecretária-Geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz, Rosemary DiCarlo.
O Acordo Final de Paz entre o Governo colombiano e as FARC-EP foi assinado no dia 24 de novembro de 2016, no Teatro Colón, em Bogotá.
oda/ifs/jb