21 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Proposta de cessar-fogo em Gaza volta ao Conselho de Segurança

proposta-de-cessar-fogo-em-gaza-volta-ao-conselho-de-seguranca

Proposta de cessar-fogo em Gaza volta ao Conselho de Segurança

Nações Unidas, 19 nov (Prensa Latina) Uma resolução para um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente em Gaza será votada hoje no Conselho de Segurança da ONU, em mais uma tentativa de frear a catástrofe em curso.

O anúncio foi feito no dia anterior pelo representante permanente da Rússia no órgão, Vasily Nebenzya, que descreveu a proposta como sólida.

O texto apresentado pela Guiana apela às partes para que implementem um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente, pela primeira vez desde o início das hostilidades entre Israel e o grupo Hamas, no dia 7 de outubro.

Antes disso, o Conselho – cujas resoluções são vinculantes – se limitava a aprovar a entrada de mais ajuda, a proteção dos civis e do pessoal humanitário, bem como pausas temporárias.

Pouco antes do anúncio, o Coordenador Especial das Nações Unidas para o Processo de Paz no Oriente Médio, Tor Wennesland, alertou para o fato de que, ao final de mais de um ano, o atual conflito “irá repercutir por gerações e moldar a região de formas que ainda não podemos compreender totalmente”.

No meio de tanto sofrimento para os habitantes de Gaza, o governo israelita “tomou inúmeras medidas para acelerar o progresso dos colonatos, enquanto alguns ministros apelam agora abertamente à anexação formal da Cisjordânia nos próximos meses e ao estabelecimento de colonatos dentro da Faixa de Gaza”.

Questionando Telaviv sobre estas ações, Wennesland afirmou que o contexto atual é o resultado de terem sido testados todos os pontos de ruptura durante tempo demais.

Por outro lado, o representante permanente da Palestina na ONU, Riyad Mansour, advertiu que as ações de Telaviv não visam garantir sua segurança, mas sim aniquilar a população nos territórios ilegalmente ocupados.

“Tudo isto faz parte de um plano inegável de anexação do território e de aniquilação de seu povo”, afirmou.

Israel, acrescentou, declarou uma guerra contra a ordem internacional baseada no direito. Segundo Mansour, seus ataques incluem a ONU e seu secretário-geral, António Guterres, bem como organismos como a Agência para os Refugiados Palestinos e a Força Interina no Líbano.

lam/ebr/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES