Ao finalizar a visita a este país do primeiro-ministro Pham Minh Chinh, ambas as nações emitiram um comunicado conjunto, no qual também concordaram em realizar consultas políticas periódicas.
No documento, o presidente Luis Abinader e o primeiro-ministro Minh Chinh Chinh concordaram que os laços foram fortalecidos com a decisão do governo dominicano de abrir uma embaixada em Hanói em fevereiro de 2023 e a primeira visita de um chefe de governo dessa nação asiática à República Dominicana.
Os dois países destacaram o potencial de colaboração em setores-chave como comércio, manufatura, investimento, agricultura, energia, telecomunicações, transformação digital, educação e treinamento, cultura, turismo e construção.
Eles também expressaram sua intenção de iniciar conversas para a futura assinatura de importantes instrumentos bilaterais, como o acordo de Cooperação em Turismo e acordos de colaboração nas áreas de cultura e educação.
Eles também decidiram iniciar o processo de consultas intersetoriais para a possível negociação futura do Acordo sobre a Promoção e Proteção Recíproca de Investimentos.
No dia anterior, os dois países assinaram um memorando de entendimento para o estabelecimento de um Conselho Conjunto de Promoção Comercial e Cooperação Técnica e um acordo de cooperação entre a Academia Diplomática do Vietnã e o Instituto de Educação Superior em Treinamento Diplomático e Consular da República Dominicana.
Além disso, foi realizado o Primeiro Diálogo Comercial entre as duas nações e o Primeiro Ministro Minh Chinh deu uma palestra sobre relações bilaterais.
rc/mpv/glmv