23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

As Forças Armadas e a Polícia movimentam e guardam as urnas

As Forças Armadas e a Polícia movimentam e guardam as urnas

Montevidéu, 23 nov (Prensa Latina) As Forças Armadas e a Polícia Nacional se encarregam hoje do traslado e custódia de urnas e material eleitoral para a votação que amanhã elegerá o novo presidente do Uruguai.

A operação garante o trânsito das juntas eleitorais aos centros de custódia e, nas primeiras horas da manhã de domingo, aos mais de sete mil circuitos onde se realizará a votação.

Ao contrário do que aconteceu no primeiro turno, em 27 de outubro, amanhã haverá apenas duas cédulas, ambas em preto e branco, para a chapa Yamandú Orsi-Carolina Cosse, da oposição Frente Ampla; e Álvaro Delgado-Valeria Ripoll, do Partido Nacional e da governista Coalizão Republicana.

Orsi liderou as pesquisas, embora, para a maioria, os dois candidatos estejam empatados no dia decisivo.

No primeiro turno, também foram votados os assentos no Parlamento e dois plebiscitos que acabaram sucumbindo nas urnas, embora o da reforma da previdência social tenha mostrado que grande parte do eleitorado quer mudanças no sistema de previdência social.

Para o segundo turno, a contagem final poderia ser mais rápida, disse a presidente da Junta Eleitoral de Montevidéu, Mary López.

No entanto, o Tribunal Eleitoral disse que, se a votação for muito equilibrada, será necessário esperar para contar as cédulas observadas, como aconteceu em 2019 no segundo turno entre o atual presidente Luis Lacalle Pou e o pró-partidário Daniel Martínez.

Como os votos observados são contados apenas no escrutínio departamental e não no escrutínio primário que as Comissões Receptoras de Votos fazem na frente dos delegados quando o horário de votação termina, é provável que haja dificuldades para dizer quem ganhou”, confirmou o ministro da Corte, José Korzeniak.

As seções eleitorais abrirão amanhã às 08:00, horário local, e fecharão às 19:30 se não houver fila de eleitores. Caso contrário, elas só serão adicionadas uma hora antes do encerramento da votação.

Uma hora e meia a duas horas depois, os primeiros resultados da eleição primária serão conhecidos.

Korzeniak explicou que o escrutínio departamental começa na terça-feira com os votos observados, “tudo o que não foi resolvido, as discrepâncias entre as atas transmitidas, todos os recursos”, um processo que pode durar até quarta-feira, 27 de novembro, ou quinta-feira, 28.

ro/ool/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES