O evento reúne representantes de todos os estados membros da CIRGL e deverá abordar questões como paz e segurança na área.
Na véspera, o ministro dos Negócios Estrangeiros angolano, Téte António, recebeu o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, com quem discutiu estas questões e, especialmente, a instabilidade política que prevalece no leste da República Democrática do Congo (RDC).
A atual situação de paz, segurança e conflitos são considerados aspectos que exigem uma resposta conjunta, adaptada e capaz de fornecer soluções pacíficas, refere uma nota do Ministério sobre o encontro.
Xia também deve participar na reunião deste domingo, uma vez que parte da sua missão é facilitar o diálogo regional e promover a cooperação entre os Estados-membros da área, bem como apoiar a implementação de acordos de paz e iniciativas regionais.
O presidente de Angola, João Lourenço, dirige a CIRGL e como tal tem direcionado os seus esforços para a procura da paz no leste da RDC.
mem/kmg/hb