No último domingo, no município de Pocoata, Potosí, foi realizado o primeiro ciclo de fóruns para fornecer aos eleitores informações detalhadas sobre os méritos e propostas técnicas dos candidatos ao Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) e ao Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) , afirma nota institucional.
A presidente do TED de Potosí, Rocío Mamani, abriu o fórum, enquanto o executivo seccional do município de Pocoata, Simón Vidaguayo, deu as boas-vindas às autoridades e candidatos que viajaram para a área.
Representando os vizinhos, Mario Muyurico, curaca de Majasaya, reconheceu a importância destes espaços para que a população possa conhecer as propostas dos candidatos e tomar decisões informadas.
Segundo o relatório, estes fóruns serão alargados a outros municípios do departamento, com o objetivo de promover o voto responsável e divulgar a carreira, a formação académica, a experiência profissional, a visão e as propostas técnicas de cada candidato.
O TED de Potosí, em coordenação com instituições acadêmicas e meios de comunicação, organiza um total de seis fóruns nessa jurisdição.
Tarija, por sua vez, realizou o primeiro fórum informativo no dia 22 deste mês no Teatro Municipal de São Francisco, na cidade de Villa Montes, localizada na Região Autônoma do Gran Chaco.
Conforme relatado, o Serviço Intercultural para o Fortalecimento Democrático (Sifde) do TED de Tarija planeja realizar um total de cinco fóruns de informação, dois na cidade de Tarija, um em Bermejo e outro em Yacuiba.
Por sua vez, o TED de Oruro realizou esta segunda-feira um fórum informativo em Huanuni para divulgar os méritos e propostas técnicas dos candidatos ao TCP e ao TSJ, no âmbito de um programa que se estenderá até 11 de dezembro nas jurisdições onde se realizam estas eleições. será realizado.
Uma decisão da Câmara IV do TCP ratificou a decisão da Primeira Câmara Constitucional de Beni e declarou nula a convocatória para a eleição de magistrados para o TSJ nos departamentos de Beni e Pando; Da mesma forma, também considerou nula a convocação do TCP nos departamentos de Pando, Cochabamba, Santa Cruz, Beni e Tarija.
O membro do Tribunal Supremo Eleitoral Tahuichi Tahuichi Quispe descreveu o TCP como “superpotência” em entrevista ao canal DTV, e criticou sua interferência nos demais poderes do Estado boliviano, em particular os magistrados da Câmara IV, Gonzalo Miguel Hurtado e René Yván Espada.
lam/jpm/ls