A comunicação refere dados do sistema de comércio europeu, Eurostat, que avaliou a diminuição do comércio entre Rússia e Finlândia em 31% após o fechamento dos pontos de controle por Helsinque.
Os volumes totais do comércio foram de 960,6 milhões de euros entre janeiro e setembro deste ano. As importações finlandesas provenientes da Rússia somaram 685,5 milhões de euros, uma queda de um quarto. Enquanto isso, as exportações da Finlândia diminuíram 1,7 vezes, totalizando 275,1 milhões de euros.
Os principais bens importados da Rússia foram níquel, por 509,1 milhões de euros, produtos químicos inorgânicos, por 52,3 milhões de euros, e equipamentos, por 50,6 milhões de euros. Segundo o Eurostat, a Finlândia também aumentou suas compras de gás e fertilizantes.
Nas exportações russas, os produtos mais importantes foram cobre, com 152,3 milhões de euros, e alumínio, com 23,3 milhões de euros. Produtos químicos como grafite artificial e carvão ativado também aumentaram sua participação nas exportações.
No entanto, as entregas de equipamentos diminuíram 7,4 vezes, para 11,4 milhões de euros, enquanto as exportações de substâncias proteicas aumentaram 16%.
Anteriormente, o governo finlandês decidiu prorrogar o fechamento da fronteira com a Rússia até novo aviso devido à afluência de refugiados. A Guarda de Fronteira finlandesa anunciou o fechamento total dos postos de controle de Parikkala e Inari.
mem/gfa/bm