Estes últimos baseiam-se num acordo previamente assinado entre os dois países, revelou a Fana Broadcasting Corporate.
Durante a reunião, a Ministra de Estado da Inovação e Tecnologia da Etiópia, Baisa Bedada, destacou a importante experiência de Pretória, os seus esforços bem sucedidos em investigação e desenvolvimento, transferência de tecnologia, inovação, industrialização, desenvolvimento de recursos humanos e projetos de infraestruturas colaborativas.
Por outro lado, o chefe da pasta do Estado sul-africano, Blade Nzimande, manifestou a vontade de partilhar as experiências do país em vários domínios, incluindo espaço e astronomia, bioeconomia, inteligência artificial e nanotecnologia.
Da mesma forma, ele estava aberto a aprender com os progressos alcançados em Adis Abeba.
As discussões destacaram a importância de fazer avançar a Agenda Africana 2063 da União Africana, concentrando-se em áreas críticas como a nanotecnologia, a ciência espacial e dos materiais, o desenvolvimento de recursos humanos, com ênfase na coordenação das nações africanas em torno das tecnologias indígenas.
Ambos os países planejam reforçar a sua parceria e atrair a colaboração de outras nações africanas. Além disso, concordaram em explorar a possibilidade de estabelecer um fundo conjunto para apoiar os seus esforços de cooperação nestas áreas vitais, disse a fonte.
ro/rmn / fav