Na quarta reunião do Grupo de Trabalho sobre Cooperação Militar, realizada em Moscou, representantes de ambos os países sublinharam a importância de continuar a partilhar conhecimento e colaborar em áreas de interesse estratégico.
Copresidida pelo Tenente-General JP Mathew, Chefe do Estado-Maior de Defesa Integrado da Índia, e pelo Tenente-General Dylevsky Igor Nikolaevich, Vice-Chefe da Direção Principal de Operações do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, a reunião foi um sucesso, segundo de acordo com um comunicado oficial divulgado em Nova Delhi.
A reunião, que faz parte dos mecanismos da Comissão Intergovernamental de Cooperação Militar e Técnico-Militar (IRIGC-M&MTC), marcou um algo importante no avanço da Parceria Estratégica de longa data entre os dois países, disse o ministério.
Ambas as nações realizaram numerosos exercícios conjuntos nos domínios terrestre, aéreo e marítimo, disse a fonte.
Práticas como INDRA, AVIA INDRA e INDRA NAVY têm servido como plataformas vitais para partilhar as melhores experiências, aperfeiçoar os exercícios e procedimentos de táticas operacionais conjuntas e aprofundar o entendimento mútuo, destacou a autoridade militar.
O fortalecimento dos laços de defesa faz parte do compromisso estabelecido por ambos os países em 2000 com a assinatura da Declaração sobre a Parceria Estratégica, que em 2010 atingiu o mais alto nível de Parceria Estratégica Especial e Privilegiada.
Nesse sentido, o grupo de trabalho é um fórum crucial para a cooperação em defesa que fornece uma plataforma para avaliar os compromissos militares existentes e identificar novas áreas de colaboração para enfrentar os desafios de segurança em evolução, de acordo com Nova Deli.
Esta reunião dá continuidade à reunião realizada em julho passado na capital indiana do subgrupo de trabalho, na qual os participantes refletiram sobre iniciativas no âmbito do mecanismo bilateral existente, reforçado no âmbito da visita a Moscou do Primeiro-Ministro Narendra Modi e da sua conversa com o presidente Vladimir Putin.
Em resposta à busca de autossuficiência da Índia, a parceria está atualmente a ser reforçada no sentido da investigação e desenvolvimento conjuntos, bem como da produção entre as duas nações de tecnologia e sistemas de defesa avançados, entre outros aspectos, conforme acordado por ambas as partes.
jf/lrd / fav