Em sua mensagem, o líder asiático enfatizou que os dois países têm um relacionamento baseado na confiança mútua e na cooperação mutuamente benéfica.
Ele enfatizou que, desde o estabelecimento das relações diplomáticas há 36 anos, a China e o Uruguai têm praticado o respeito mútuo, o tratamento igualitário e o benefício compartilhado, apoiando-se mutuamente em questões fundamentais e alcançando resultados importantes em várias áreas de colaboração.
Xi expressou sua disposição de trabalhar em conjunto com Orsi para consolidar a amizade bilateral e fortalecer a parceria estratégica abrangente para o benefício de seus respectivos povos.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores parabenizou Orsi e reafirmou sua disposição de aprofundar a cooperação mútua.
A porta-voz Mao Ning enfatizou a importância que Pequim atribui às suas relações com Montevidéu, descrevendo-a como um parceiro estratégico fundamental na América Latina.
Também expressou sua disposição de trabalhar com o novo governo uruguaio para fortalecer a confiança política mútua, expandir a cooperação em vários setores e consolidar a coordenação em assuntos internacionais e regionais.
Orsi, membro da Frente Ampla, venceu o candidato do partido governista, o ex-secretário presidencial Álvaro Delgado, que se apresentou como a continuação do governo do presidente Luis Lacalle Pou.
O presidente eleito assumirá o cargo em 1º de março de 2025, prometendo governar para todos, mas com ênfase na justiça social.
A Frente Ampla ocupou a Presidência da República entre 2005 e 2020, tendo Tabaré Vázquez (2005-2010 e 2015-2020) e José Mujica (2010-2015) como presidentes.
jf/idm/bm