O Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio disse num comunicado que estas questões foram discutidas durante conversas telefônicas entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Badr Abdelatty, e políticos libaneses.
Segundo o texto, Abdelatty conversou com Samir Geagea, figura máxima das Forças Libanesas; Sami Gemayel, do Partido Kataeb; Suleiman Frangieh, do movimento Marada, e Gebran Bassil, do Movimento Patriótico Livre.
O chefe da diplomacia egípcia expressou a esperança do Egito de que o acordo de cessar-fogo recentemente estabelecido seja um trampolim para uma nova fase no Líbano.
Abdelatty sublinhou que o fortalecimento das instituições nacionais, particularmente das Forças Armadas Libanesas, é essencial para alcançar a segurança, a estabilidade e preservar a soberania e integridade territorial daquela nação árabe.
Por seu lado, os políticos agradeceram ao Cairo o seu apoio à chamada nação dos cedros, bem como a sua solidariedade. Nos últimos meses, as autoridades egípcias denunciaram repetidamente a escalada da guerra no Oriente Médio e acusaram Israel de cometer crimes na Faixa de Gaza e no Líbano.
jha/rob/ls