29 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denúncia criminal contra juízes constitucionais anunciada na Bolívia

Denúncia criminal contra juízes constitucionais anunciada na Bolívia

La Paz, 29 nov (Prensa Latina) A Bolívia continua hoje à espera do anúncio de um dirigente sindical sobre a admissão pelo Ministério Público de uma denúncia contra os juízes ampliados do Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) por usurpação de funções.

Enrique Mamani, representante da Confederação Sindical de Comunidades Interculturais da Bolívia (Cscib), paralela e relacionada ao ex-presidente Evo Morales, garantiu que a acusação apresentada contra os membros do TCP foi admitida pela promotoria de Chuquisaca.

“No dia 26 de novembro, o Cscib junto com nossa equipe jurídica apresentou na cidade de Sucre, na promotoria, uma denúncia criminal contra os magistrados ampliados pelos crimes de usurpação de funções”, disse o líder intercultural.

Descreveu que a acusação foi admitida pela via ordinária e alertou que as autoridades constitucionais pretendem realizar “um julgamento de responsabilidades” neste caso.

Com base na Declaração Constitucional 0.049, de 11 de dezembro de 2023, esses juízes ordenaram a prorrogação do mandato dos altos funcionários do Poder Judiciário.

No entanto, a maioria dos membros da Assembleia Legislativa Plurinacional (ALP) e muitos juristas consideram que os seus atos são nulos e sem efeito porque o seu mandato constitucional terminou em 2 de Janeiro do corrente ano.

“Vamos esgotar até os últimos recursos e se necessário chegaremos aos organismos internacionais para fazer cumprir a Constituição (…)”, disse Mamani à imprensa.

O dirigente sindical considerou que o TCP não é um suprapoder e tem a função de fazer cumprir a Constituição, mas pelo contrário, os seus associados foram os primeiros a “violá-la”, além de atribuir funções ao ALP, o Tribunal Supremo Eleitoral ( TSE), de uma Assembleia Constituinte e até mesmo dos direitos dos militantes do Movimento ao Socialismo (MAS) ligados a Morales.

Ao se referir ao tema, o Ministro da Justiça, César Siles, insistiu que a Declaração Constitucional 049/2023 é clara, e estabelece que o mandato dos magistrados é prorrogado até a eleição dos novos magistrados, no dia 15 de dezembro.

No entanto, uma decisão da Câmara IV do TCP ratificou a decisão da Primeira Câmara Constitucional de Beni e declarou nula a convocatória para a eleição de magistrados para o TSJ nos departamentos de Beni e Pando; Da mesma forma, também considerou nula a convocatória do TCP nos departamentos de Pando, Cochabamba, Santa Cruz, Beni e Tarija, pelo que estas eleições serão apenas parciais.

O membro do TSE Tahuichi Tahuichi Quispe descreveu o TCP como “superpotência” em entrevista ao canal privado DTV, e criticou sua interferência nos demais poderes do Estado boliviano, em particular os magistrados da Câmara IV, Gonzalo Miguel Hurtado e René Yván Espada.

jha/jpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES