De acordo com fontes oficiais, 45 casas foram varridas pela força do deslizamento de terra e sete crianças estão entre os mortos, enquanto os esforços de resgate continuam, dificultados pelo estado das estradas de acesso.
Os deslizamentos de terra ocorreram após fortes chuvas na noite de quarta-feira no distrito montanhoso de Bulambuli, cerca de 280 quilômetros a leste de Kampala.
Irene Muloni, deputada do distrito de Bulambuli, pediu ao governo que realocasse as vítimas para outras localidades, já que as chuvas continuam e o perigo de outra tragédia é latente.
Em Uganda, muitas partes do país são afetadas por chuvas fortes como outro efeito da mudança climática, que este ano – considerado o mais quente da história – causou estragos em muitos países do continente africano.
A situação também foi agravada pelas consequências do fenômeno climático “El Niño”, que causa uma mudança na dinâmica atmosférica devido ao aumento da temperatura do Oceano Pacífico e trouxe chuvas torrenciais para os países do norte do continente, bem como secas severas no sul. mem/fvt/bm