O evento, que será realizado até o dia 6 no Palacio de Convenciones, na capital, abre suas portas com uma conferência magistral do espanhol Francisco Caballero sobre a Ecologia Política da Comunicação e a geofísica do conhecimento, bem como os desafios da comunicação na era da IA.
Por sua vez, o jornalista, professor e pesquisador de comunicação argentino
Washington Uranga, ministrará outra conferência sobre Comunicação social no atual cenário de hegemonias midiáticas e culturais, do ponto de vista latino-americano e caribenho, para pensar a pesquisa e a profissão.
O encontro internacional,organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana (FCOM), também contará com uma feira de exposições, que será uma das atividades que buscam conectar sessões acadêmicas, expositivas, culturais, sociais e de networking em um mesmo espaço.
Conforme explicou em uma coletiva de imprensa o reitor da FCOM, Ariel Terrero, confirmaram sua presença pesquisadores e especialistas de universidades de Cuba e de outros países.
“Um dos objetivos do evento é coordenar linhas de pesquisa com outras academias de todo o mundo e contribuir com a promoção da importância social da comunicação e da informação”, disse ele.
Por sua vez, a vice-diretora de Informação e Desenvolvimento Tecnológico da Faculdade, Déborah Torres, presidente do Comitê Científico, afirmou que os trabalhos da ICOM-2024 têm enfoques relacionados às dinâmicas culturais, comunitárias e históricas atuais.
Conferências magistrais, painéis, palestras, visitas guiadas a locais de interesse científico e social, e apresentações de projetos serão algumas das atividades em que intervirão os participantes.
Em termos gerais, a programação está estruturada nos eixos temáticos: “Informação, comunicação e conhecimentos para o desenvolvimento” e ”Informação, desinformação, comunicação e mudanças culturais no ambiente digital contemporâneo”.
O desenvolvimento teórico e prático do evento também será norteado pelos debates sobre os temas “Cultura e Poder. Indústrias culturais e políticas públicas” e “Formação profissional no campo da informação e comunicação”.
lam/cdg/jb