Esta obra foi um dos três projetos vencedores na convocatória de curtas-metragens pela igualdade, não discriminação e direitos da comunidade LGTBIQ+ aberta pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) em 2021.
De acordo com a sinopse, Roy, um adolescente branco aparece regularmente na porta de Pandora, uma mulher negra transexual de meia-idade, na tentativa de convencê-la do quanto está apaixonado por ela.
Conhecido pelo premiado filme A Mulher Selvagem (2023), González comentou esta peça: “Tive a alegria de repetir a experiência com alguns membros da equipe em ambas as produções, pessoas de talento excepcional”.
“Sinto-me feliz por poderem percorrer caminhos diferentes ao mesmo tempo porque, embora sejam muito diferentes, filmamos com total empenho e ambos podem permitir o debate sobre algumas das questões que mais me preocupam na nossa sociedade”, acrescentou.
O curta-metragem, estrelado por Leydi Chiv, Eduardo Martínez, Mateo Menéndez e Yaite Ruiz, teve sua estreia mundial no início deste ano na 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR), Holanda.
Até o próximo dia 15 de dezembro, a capital cubana vivencia a magia da sétima arte que chega todo mês de dezembro na companhia de cineastas, produtores e artistas de diversas regiões do mundo, também apaixonados por um festival que promove os destaques da cinematografia da região.
mem/amr/ls