19 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Casa das Américas com programação no festival de cinema de Havana

Casa das Américas com programação no festival de cinema de Havana

Havana, 9 dez (Prensa Latina) A Casa das Américas acolherá de hoje até sexta-feira uma projeção especial de documentários que formam parte da seleção do 45º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana.

Segundo a prestigiosa instituição cubana, as projeções se realizarão na Sala Manuel Galich, sempre às 17:00 horas locais, e começarão com “Obispo rojo” (2024), do mexicano Armando Francesco Taboada.

O filme de 196 minutos, uma coprodução entre México, Argentina, Brasil e Cuba, conta a história do bispo mexicano Sergio Méndez Arceo, que na década de 1970 desafia as ditaduras latino-americanas para promover uma revolução espiritual no mundo.

Amanhã, será exibido o documentário cubano de longa-metragem “Maisinicú medio siglo después”, do diretor Mitchell Lobaina, que faz uma retrospectiva das filmagens do clássico do cinema cubano “El hombre de Maisinicú” (1973), de Manuel Pérez.

Na quarta-feira, “Chile, las imágenes prohibidas” (2013), um filme de 66 minutos do diretor Patricio Caldichoury que explora o funeral do poeta Pablo Neruda, que se tornou a primeira manifestação contra a tirania e os eventos ligados ao golpe de Estado perpetrado contra o presidente constitucional Salvador Allende.

Sua morte e o Palácio de la Moneda em ruínas após o bombardeio, o Estádio Nacional transformado em um campo de prisioneiros onde opositores do regime são torturados e assassinados, são algumas das memórias capturadas no filme.

Na quinta-feira, será apresentado o filme cubano de 2024 “Em nombre de la esperanza”, de Iván Gutiérrez, que resume a viagem do líder Fidel Castro Ruz aos Estados Unidos entre 15 e 27 de abril de 1959.

A Casa das Américas encerrará este ciclo de exibições na sexta-feira com “El camino de Santiago: Desaparición y muerte de Santiago Maldonado” (2018), do renomado cineasta argentino Tristán Bauer.

De acordo com a sinopse, na Patagônia argentina, 78 dias após o desaparecimento de Santiago Maldonado, de 28 anos, seu corpo aparece sem vida às margens do rio Chubut.

O que aconteceu? Quem foram os responsáveis? Como seu corpo chegou lá? são algumas das questões levantadas pelo documentário.

jcm/mml/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES