A política de desenvolvimento nacional, baseada na força interna e na integração do Vietnã, é completamente correta, afirmou o professor associado numa reunião realizada nos dias 9 e 10 de dezembro na Academia Nacional de Política e na Academia Diplomática de Ho Chi Minh.
No entanto, alertou, se houver muita dependência do IDE para desenvolver indústrias, é muito difícil passar de um país com um rendimento médio-alto para um com um rendimento elevado.
Neste sentido, o especialista sugeriu que as empresas vietnamitas se esforcem para desenvolver a sua própria tecnologia, identificar mercados-alvo e apostar na construção de um sistema baseado no “pedestal” da indústria central e na inovação gradual.
O desenvolvimento da tecnologia pode começar a partir da imitação e de um processo contínuo de investigação, desenvolvimento e investimento, argumentou Gaku antes de aludir à necessidade de identificar claramente os mercados e construir estratégias baseadas nos recursos e pontos fortes disponíveis, juntamente com o apoio das agências governamentais.
Segundo o conselheiro da JICA, citado pela agência de notícias VNA, para se tornar um país de alto rendimento, o Vietnã pode primeiro receber transferência de tecnologia do exterior e depois, as empresas privadas e os principais sujeitos para promover o desenvolvimento da indústria nacional devem ser renovados para alcançar uma posição melhor.
O Vietnã precisa de substituir o modelo baseado em baixos custos laborais, na transferência de tecnologia e infraestruturas do exterior e na estrutura do setor industrial liderada pelo IDE, por uma estratégia de inovação apoiada por recursos internos, insistiu.
npg/mpm / fav