Por meio de sua conta no X, o presidente estendeu suas felicitações a todos os vencedores do “prestigioso concurso que homenageia alguém que teve um grande impacto na literatura e na cultura latino-americanas”, disse ele.
No dia anterior, o contista e jornalista Rubén Rodríguez (Holguín, 1969) recebeu do Ministro da Cultura de Cuba, Alpidio Alonso, o Prêmio Ibero-Americano de Contos Julio Cortázar por sua obra “Las codornices”.
Na cerimônia, Rodríguez ressaltou a importância do reconhecimento de seu trabalho, um “texto pequeno, simples e contundente sobre a crueldade que afeta a todos nós”, disse ele.
Ele também destacou o valor do Prêmio por levar o nome do escritor argentino Julio Cortázar, a quem admira e que começou a ler quando jovem, a ponto de ler “loucamente”.
Os escritores cubanos Katherine Perzant, por Animales deformes; Laidi Fernández, por La centinela; Laura Domingo, por Viaje al sur; e Miguel Terry, por El portero que amaba la nieve.
Também Raúl Vallejo, do Equador, por Figurinas de Valdivia en el fondo del marde; e a argentina Yanina Audisio por Dionisio.
mem/mks/bm