O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um alerta para a população no qual prevê a formação de um ciclone subtropical, acompanhado de condições climáticas adversas que afetarão principalmente a costa sul e leste do país.
A partir das primeiras horas da sexta-feira, dia 13, a costa oeste sofrerá fortes tempestades e chuvas abundantes que se espalharão pelo resto do território, de acordo com o relatório do Inumet, que alerta para tempestades pontualmente severas.
O mau tempo aponta para o sábado, 14 de dezembro, quando o Inumet prevê a formação de um ciclone subtropical chamado “Biguá”.
Trata-se de um sistema híbrido de baixa pressão, que combina características de ciclone tropical e extratropical, com um núcleo frio na atmosfera superior e um núcleo quente na atmosfera inferior.
Esse fenômeno provocará ventos fortes de leste a sul, com intensas rajadas de vento, especialmente na faixa costeira, bem como chuvas fortes no leste do Uruguai, onde são esperados os acumulados mais significativos.
O Inumet sugeriu que a população se mantivesse informada sobre as atualizações das previsões e tomasse precauções em vista da chegada iminente do ciclone.
nmr/ool/bm