O Produto Interno Bruto (PIB) aumentará, apoiado pela perspectiva de melhoria em determinados setores produtivos, explicou o vice-presidente do Banco do país, José Alfredo Blanco, conforme citado pelo jornal local Prensa Libre.
Essas atividades incluem construção; manufatura; indústrias profissionais, científicas e técnicas; comércio; educação; bem como serviços administrativos, conforme observado aqui após uma reunião de especialistas do setor.
Durante a análise, eles explicaram a tendência de aumento do orçamento do país para 2025, aprovado pelo Congresso em 27 de novembro, no valor de 148,526 bilhões 47,690 bilhões de quetzales (pouco mais de 19,2 bilhões de dólares).
Esse seria o caso, desde que o governo investisse em infraestrutura, aumentasse a produtividade e implementasse o plano de gastos dentro do prazo, confirmaram os especialistas.
A economia da Guatemala deverá crescer 3,7% este ano, acima de uma projeção inicial de 3,5%, o mesmo que em 2023, mas abaixo dos 4,1% em 2022 e dos 8% em 2021.
As remessas, o principal impulsionador, representaram 19% do PIB no período anual anterior e aumentariam para 20,3% até o final deste ano.
Esses números deixam as vendas dominantes do comércio exterior, como roupas, café e bananas, bem para trás por enquanto.
Os analistas alertaram que, no caso de reformas na estrutura econômica e de uma maior atração de investimentos, o potencial poderia saltar para 5% ao ano.
nmr/znc/bm