A manifestação acontece depois que uma sentença do Tribunal Ambiental da região norte de Antofagasta manteve viva a possibilidade de explorar depósitos de ferro e cobre a céu aberto e construir um porto associado na região de Coquimbo.
A rejeição de Dominga não deve ocorrer apenas porque o senhor assumiu esse compromisso em sua campanha, mas também porque seus impactos excederiam de forma prejudicial os supostos benefícios que o senhor promete à comunidade e à região”, diz a carta endereçada a Boric.
O texto acrescenta que o projeto, com uma vida útil de apenas 25 anos, deixaria mais de 8.300 pessoas desempregadas ao final de sua fase de construção, destruindo a economia local baseada na pesca, no turismo e na agricultura a longo prazo.
Por outro lado, constitui uma ameaça à biodiversidade marinha, à bacia de Los Choros e ao desenvolvimento sustentável do território.
O megaprojeto causaria poluição no Arquipélago de Humboldt, lar de colônias de pinguins de Humboldt, ameaçados de extinção.
As organizações que se opõem à iniciativa incluem o Movimiento en Defensa del Medio Ambiente, os sindicatos de pescadores de Los Choros e Chungungo e comunidades indígenas.
rc/car/glmv