O projeto, desenvolvido por uma empresa de energia renovável do governo dos Emirados Árabes Unidos, faz parte do objetivo do país de gerar 40% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, e contou com a presença do Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados, Sultão Al-Jaber.
O Uzbequistão tornou-se líder em energia limpa na região, atraindo investimentos e avançando em direção a um futuro sustentável, destacou Al-Jaber.
Lembrou ainda que a empresa de energias renováveis, que comprometeu dois bilhões de dólares em iniciativas de energias limpas no Uzbequistão, também está a desenvolver projetos adicionais num total de 4 Gigawatts.
Além disso, durante a COP29, o Uzbequistão e a empresa dos Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo para desenvolver um novo parque eólico de um Gigawatts na região de Mingbulak, que irá gerar mil empregos na sua construção e fornecer energia limpa a 300 mil habitações.
oda/gfa / fav