Em novembro, segundo Turespaña, os viajantes aumentaram 10,3 por cento e o número total subiu para 6,8 milhões, com um maior fluxo de passageiros vindos de fora da União Europeia.
Este mês a tendência de diversificação de mercados continua a consolidar-se, com o bom desempenho do Canadá, China e países do Golfo Pérsico, assegurou a fonte.
Relativamente aos mercados tradicionais, Turespaña destacou o Reino Unido, com 1,3 milhão de passageiros internacionais, tendo as Ilhas Canárias como principal destino, o mesmo que os alemães com pouco mais de 900 mil visitantes.
A Itália contribuiu com 725.732 viajantes, registrando um crescimento homólogo de 15,2 por cento, que beneficiou especialmente a Catalunha e a Comunidade de Madrid, seguida pela França com 472.165 visitantes.
As Ilhas Baleares, Canárias, Andaluzia, Madrid, Comunidade Valenciana e Catalunha foram os destinos preferidos, embora não esteja especificado no relatório se os passageiros internacionais vieram como turistas, por motivos de negócios ou familiares.
A França, segundo a ONU-Turismo, é o principal destino mundial com uma média de 90 milhões de visitantes por ano, número que ultrapassará largamente em 2024 graças, em grande parte, aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
oda/ft / fav