“Somos gratos pela resolução aprovada por unanimidade pelo Parlamento de Dominica, que exige o fim imediato do bloqueio dos EUA contra o povo cubano e solicita a remoção de Cuba da lista de supostos patrocinadores estatais do terrorismo”, declarou o ministro das Relações Exteriores na rede social X.
A resolução, apresentada pelo ministro das Relações Exteriores, Vince Henderson, em uma sessão recente do órgão parlamentar, rejeita as medidas coercitivas do governo dos EUA que violam os direitos humanos da nação das Índias Ocidentais.
Também pede que a Casa Branca retome as iniciativas de diálogo promovidas pelo governo Obama, com o restabelecimento das relações diplomáticas em 2014.
A ilha caribenha reiterou sua disposição de continuar a fortalecer os laços de amizade e cooperação com a Comunidade de Dominica.
Por sua vez, o Estado insular apoia Cuba na batalha nas Nações Unidas e em outros fóruns internacionais para a eliminação do bloqueio imposto pelos Estados Unidos à ilha por mais de seis décadas.
ro/lld/lcs/bm