O próximo passo é competir para ser o país mais seguro do mundo”, disse o presidente Nayib Bukele em uma mensagem no X. “O próximo passo é competir para ser o país mais seguro do mundo”, disse ele.
El Salvador amanheceu sem homicídios na quarta-feira, 18 de dezembro, algo que foi destacado pelo presidente. “Vejam a linha de 2024. Graças a Deus, nossa posição como o país mais seguro do Hemisfério Ocidental está garantida”, comentou Bukele.
Em outubro, o país ficou 27 dias sem assassinatos atribuídos a gangues, em novembro o número subiu para 25 e, com os 17 de dezembro, a tendência deve continuar e haverá um recorde de segurança, estimam as autoridades.
Esses resultados, de acordo com o governo, devem-se à aplicação efetiva do Plano de Controle Territorial e ao regime de emergência que permitiu o encarceramento de mais de 80.000 membros de gangues e supostos colaboradores.
A partir desta quarta-feira, dezembro de 2024 está a apenas três dias de ultrapassar os 20 dias acumulados sem assassinatos alcançados em 2023 e os 22 dias alcançados em 2022, de acordo com as estatísticas da Polícia Civil Nacional (PNC).
Até o momento, o país tem 265 dias com zero homicídios em 2024 e, desde que o governo Bukele assumiu o cargo em 1º de junho de 2019, tem um total de 783 dias.
mem/lb/bm