O presidente reconheceu a contribuição da China para o seu país numa reunião com Qin Boyong, vice-presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), de acordo com um comunicado do gabinete da Divisão Presidencial de Comunicação Social.
Durante a reunião, o chefe de Estado afirmou que a sua gratidão se estende ao apoio de Beijing ao programa de reestruturação da dívida e à concessão de empréstimos durante os desafios económicos.
Ele também destacou a assistência da China durante situações de desastre e o fornecimento de uniformes escolares para crianças na ilha do Sul da Ásia.
Dissanayake também defendeu o apoio contínuo do país vizinho ao futuro do Sri Lanka.
Sublinhou a importância da conclusão dos troços da Via Expressa Central sob administração chinesa e manifestou esperança de acelerar o arranque de centros de abastecimento e projetos institucionais centrados na cidade portuária de Colombo e no distrito de Hambantota.
Por sua vez, Qin Boyong destacou que a China espera continuar o seu trabalho com o novo governo do Sri Lanka com base nos laços tradicionais entre os dois países.
Afirmou que há planos para o reinício das atividades de investigação marítima e o início de outros projetos relevantes.
A vice-presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês referiu ainda que as empresas do seu país pretendem estabelecer-se na zona de investimento de Hambantota com o objetivo de proporcionar ao Sri Lanka um melhor acesso ao mercado global.
Revelou também que estão a ser feitos preparativos para dar as boas-vindas calorosas ao Presidente Anura Kumara Dissanayake durante a sua futura visita à China, cuja data ainda não foi revelada.
jha/lrd / fav