23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nona Sinfonia de Beethoven abalou o Estádio Nacional do Chile

Nona Sinfonia de Beethoven abalou o Estádio Nacional do Chile

Por Edgar Amílcar Morales García

Santiago do Chile, 22 de dezembro (Prensa Latina) Durante um dia cheio de simbolismo, as notas da Nona Sinfonia de Beethoven ressoaram no Estádio Nacional do Chile, o maior evento do gênero realizado até hoje no país.

Chamado Ode à Fraternidade, o concerto contou com o maior elenco alguma vez reunido num palco nacional e foi ouvido presencialmente por cerca de 40 mil pessoas e seguido por mais de um milhão graças ao sinal público da televisão.

A Orquestra Sinfônica Nacional do Chile e o Coro Sinfônico da Universidade do Chile foram os protagonistas do evento, embora os acordes de abertura tenham sido executados pela Sinfônica Estudantil Metropolitana e pelo Coro Estudantil da Fundação de Orquestras Juvenis e Infantis.

Esses grupos se uniram para oferecer obras como A Marcha Triunfal, da ópera Aida, de Giuseppe Verdi, e o Aleluia, de O Messias, de George Frideric Handel.

Rosa Devés, reitora da Universidade do Chile, destacou a oportunidade de interpretar pela segunda vez a Nona Sinfonia de Beethoven no Estádio Nacional, depois que ali se comemorou o retorno da democracia em 1990, justamente com essa obra.

Nessa ocasião, disse, o então presidente Patricio Aylwin lembrou que aquela instalação foi um local de prisão e tortura após o golpe de Estado e o início do regime de Augusto Pinochet (1973-1990). Aylwin, observou Devés, afirmou que nunca mais haveria abusos da dignidade humana, nunca mais violência entre irmãos “e esse é um compromisso que ainda nos desafia como sociedade e para o qual nos esforçamos por contribuir”.

Questionado pela Prensa Latina sobre a decisão de oferecer o concerto gratuitamente à população, o reitor destacou a importância de levar esta bela música a todos os chilenos, famílias e diferentes gerações.

“Vimos chegar pessoas de diferentes lugares, de todas as idades, de vários setores e isso é o Chile, por isso este encontro é muito importante para nós”, enfatizou.

O presidente Gabriel Boric também compareceu ao concerto, assim como vários membros de seu gabinete, governadores, prefeitos e outros convidados especiais.

O diretor da Orquestra Sinfônica Nacional, Rodolfo Saglimbeni, explicou que há cerca de um ano começaram a sonhar com este concerto para oferecer ao povo uma música muito especial, que toca no mundo há mais de 250 anos.

“É uma música imortal e queremos que essa paixão chegue às pessoas que a ouçam pela primeira vez”, disse o maestro.

Por sua vez, Juan Pablo Villarroel, diretor do Coro Sinfônico, disse a esta agência que o nome do concerto Ode à Fraternidade se deve ao fato de a Nona Sinfonia de Beethoven ser uma obra maravilhosa, que envolve todo o amor pelos nossos semelhantes.

mem/car/eam/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES