Através de seu perfil na rede social X, a força militar detalhou que apreendeu 11 armas, recuperou dois veículos e 14 motocicletas, com os quais busca incidir nas estruturas criminosas.
A PNC enfatizou que implementou operações de segurança na zona 1 da capital, Izabal, Chiquimula, Sacatepéquez, Suchitepéquez e no norte do país, Petén.
Também patrulha delegacias de polícia a pé e em veículos, em caixas eletrônicos, mercados e agências bancárias.
Além dessas ações, a instituição prendeu mais de 2 mil extorsionários até agora neste ano, bem como pessoas portando armas ilegais.
Recentemente, policiais uniformizados capturaram dois supostos gângsteres 18, no quilômetro 36,5 da estrada para El Salvador, identificados como Elda ‘N’, vulgo ‘Úrsula’, 38 anos, e Nataly ‘N’, vulgo ‘Trufa’, 39 anos, que tem três condenações anteriores.
Desde 12 de novembro, a PNC intensificou as operações de segurança pública em pontos-chave devido ao aumento das atividades comerciais.
O Ministério do Interior destacou 42 mil agentes até 5 de janeiro para os feriados de Natal e Ano Novo.
Um dos principais desafios que o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, e sua administração enfrentam é a insegurança, onde se destacam os assassinatos e a extorsão, algo que o Ministério do Interior está trabalhando para controlar.
rc/znc/glmv