Durante sua visita a essa província na costa norte do país, Abinader se reuniu com as principais autoridades, acompanhado pelo ministro da Presidência, José Ignacio Paliza; pela diretora do Plano de Assistência Social da Presidência, Yadira Henríquez; pela senadora Ginette Bournigal; pela governadora Claritza Rochtte; bem como por legisladores, prefeitos, vice-ministros e agências de assistência.
Nessa reunião, foram delineadas estratégias para atender às famílias afetadas e habilitar as infraestruturas obstruídas pelos deslizamentos de terra, além de fornecer rações de alimentos crus e cozidos.
O presidente também ordenou a entrega de fundos a serem distribuídos aos municípios e distritos para atender às necessidades mais urgentes.
Ele comentou que, nos últimos 50 dias, Puerto Plata recebeu chuvas equivalentes a um ano de chuvas, o que causou deslizamentos de terra, estradas obstruídas e outros danos significativos.
Ele informou que as equipes necessárias estão sendo mobilizadas para limpar as estradas, garantir o tráfego e restabelecer a normalidade nas comunidades afetadas.
Ele disse que, a partir de 26 de dezembro, as instituições governamentais serão mobilizadas na província para concluir esse trabalho.
Além disso, ele reafirmou seu compromisso de abordar os problemas históricos do território, previamente identificados no Conselho de Governo realizado meses atrás.
Entre as áreas priorizadas, ele mencionou Sosúa, Cabarete e Sabaneta de Yásica, onde o governo chegará com planos de assistência social, disse ele.
O governador indicou que, no momento, a prioridade é atender às necessidades básicas até que as chuvas diminuam, para então começar com ações concretas.
rc/mpv/glmv