Trump prometeu que ‘tão logo seja empossado’, ordenará ao DOJ que ‘persiga vigorosamente a pena de morte para proteger as famílias e as crianças estadunidenses de violentos estupradores, assassinos e monstros. Voltaremos a ser uma nação de lei e ordem’.
O próximo ocupante do Salão Oval fez as declarações em sua rede social Truth, onde apresentou um ponto de vista que não é novo, já que a aplicação da pena capital foi sua retórica dura contra o crime durante a campanha de 2024, lembra a mídia local.
A reação de Trump seguiu a decisão do presidente cessante Joe Biden, que ontem comutou as sentenças de morte de 37 presos federais para prisão perpétua sem liberdade condicional.
Quando o republicano assumir o cargo em janeiro de 2025, ele terá apenas três condenados na prisão federal que enfrentam a sentença máxima e foram processados por cometerem tiroteios em massa ou ataques terroristas.
Estão aguardando sentença Robert Bowers, que matou 11 pessoas na sinagoga Tree of Life em Pittsburgh em 2018, e Dylann Roof, um nacionalista branco que assassinou nove pessoas em uma igreja afro-americana em Charleston, Carolina do Sul, em 2015.
O outro é Dzhokhar Tsarnaev, um dos dois irmãos que bombardearam a Maratona de Boston em 2013.
rc/dfm/glmv