Em um comunicado divulgado por seu porta-voz, Guterres pediu respeito ao direito internacional, incluindo o direito humanitário, que exige a proteção dos civis e sua infraestrutura.
A ONU confirmou inúmeras baixas, incluindo pelo menos três mortos, como resultado dos ataques aéreos, que também atingiram a equipe da ONU que visitava o país.
De acordo com a imprensa, um membro da tripulação do Serviço Aéreo Humanitário da ONU ficou ferido durante o ataque ao aeroporto, onde o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, também estava estacionado.
Os ataques israelenses coincidiram com uma visita de alto nível da ONU ao Iêmen, como parte das conversações sobre a situação humanitária no país e a libertação do pessoal humanitário e diplomático detido.
Os trabalhadores da ajuda humanitária não devem ser alvo de ataques e devem ser respeitados e protegidos em todos os momentos”, disse Guterres, observando que a escalada ocorre após mais de um ano de tensões no Mar Vermelho e na região.
O chefe das Nações Unidas reafirmou sua preocupação com a expansão das hostilidades no Oriente Médio e pediu a cessação de todas as ações militares e o exercício da máxima contenção.
Ele alertou que “os ataques aéreos aos portos do Mar Vermelho e ao aeroporto de Sana’a representam sérios riscos às operações humanitárias em um momento em que milhões de pessoas precisam de assistência para salvar vidas”.
Guterres também enfatizou seu apelo para a libertação imediata e incondicional de todos os funcionários da ONU e de outros setores arbitrariamente detidos pelos houthis.
No início do dia, a mídia relatou vários ataques israelenses na capital do Iêmen, controlada pelos rebeldes, e em vários portos.
Por sua vez, o chefe da OMS confirmou que o bombardeio ocorreu nas proximidades, quando ele se preparava para embarcar em um voo em Sana’a, com um membro da tripulação ferido.
A torre de controle de tráfego aéreo, a sala de embarque, a poucos metros de onde estávamos, e a pista foram danificadas”, disse o representante sênior na plataforma de mídia social X.
lam/ebr/GLMV