29 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciadas violações israelenses no Líbano com apoio dos EUA

Denunciadas violações israelenses no Líbano com apoio dos EUA

Beirute, 27 dez (Prensa Latina) O brigadeiro-general Mounir Shehadeh denunciou as contínuas violações israelenses no Líbano desde o anúncio do cessar-fogo até hoje, sob a cobertura internacional fornecida pelo comitê liderado pelos Estados Unidos.

Segundo o antigo coordenador do governo libanês perante a Força Interina das Nações Unidas (Unifil), o exército israelita está a tentar estabelecer o seu controlo e alcançar objetivos que não conseguiu obter na guerra contra a Resistência Libanesa (Hizbullah).

Em declarações ao canal nacional Al-Manar, Shehadeh enfatizou que Israel procura manter a liberdade de movimento militar, ao mesmo tempo que bombardeia regiões libanesas e realiza incursões no terreno sem dissuasão.

Por sua vez, indicou que o mecanismo de monitorização da trégua, composto pelos Estados Unidos, França, Unifil, exército libanês e forças israelitas, não demonstrou qualquer eficácia em parar estas violações ou em pressionar Tel Aviv para parar os seus repetidos ataques.

O brigadeiro-general observou que a instalação de tendas pelos colonos israelitas na área de Maroun al-Ras reflete claras intenções agressivas e de colonização em relação ao sul do Líbano.

Por seu lado, indicou que o Hezbollah ainda adere ao acordo de cessar-fogo em vigor desde 27 de Novembro, numa tentativa de dar ao Comitê Internacional a oportunidade de desempenhar o seu papel.

Em vez disso, Israel completou a destruição de aldeias do sul e bombardeou áreas nas profundezas do Bekaa, em claras violações das resoluções internacionais, observou ele.

Shehadeh disse que o avanço de Israel para o norte, atingindo uma distância de 12 quilômetros da passagem de Al-Masnaa na fronteira entre o Líbano e a Síria, procura impor novas regras.

O oficial libanês mencionou a presença de aviões de reconhecimento sobre o espaço aéreo nacional e a intenção de permanecer no sul do país mesmo após o término do período determinado da trégua, segundo o jornal hebraico Haaretz.

Para o brigadeiro-general, a insistência de Israel em continuar com as suas políticas agressivas confirma a importância da Resistência para enfrentar o projeto americano-sionista na região.

mem/yma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES