Como é tradição, na madrugada deste dia 1º de janeiro, aconteceu na Associação Cultural Iorubá de Cuba a cerimônia de anúncio das Previsões de Ifá, mais conhecida como Carta do Ano para a ilha caribenha e para o mundo.
Segundo o sacerdote sênior de Ifá Antonio Sevilla Rodríguez “Awo Baba Ofün Meyi”, os 365 dias de 2025 preveem uma espécie de saúde firme e segura no plano terreno com a bênção e o apoio de todos os oshas e orixás.”, afirmou em sua declaração.
Segundo a previsão, o orixá que governará em 2025 é Shangó (em iorubá, á¹óàngó), uma das divindades mais veneradas dentro do panteão iorubá, que ocupa um lugar central nas religiões afro-cubanas como a Santería, segundo a mídia.
Isso representa trovão, fogo, justiça, dança e masculinidade. Ele é uma figura complexa que combina poder, paixão e astúcia.
As lendas iorubás apresentam Xangô como o quarto rei de Oyo, um antigo reino na atual Nigéria, reverenciado por sua bravura e carisma e também conhecido por seu caráter impulsivo e arrogante.
Durante seu reinado, Xangô buscou o domínio absoluto, o que levou a um confronto com seus rivais, dizem as histórias.
A divindade é um símbolo de resistência e está associada à luta pela justiça e à celebração da vida, sendo uma inspiração tanto para religiosos como para artistas em Cuba. A sua energia continua a ser uma força transformadora na vida dos seus seguidores, publicaram hoje vários meios de comunicação da ilha.
Segundo a Carta do Ano 2025, esta Divindade Regente estará acompanhada de Oxum, e a bandeira será vermelha com debrum branco, esta última “no caminho de Obatalá del Oddum”.
ro/lld / fav