4 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Equador 2025, expectativas para um ano eleitoral

Equador 2025, expectativas para um ano eleitoral

Quito, 1º de jan (Prensa Latina) O ano que hoje começa para o Equador é de expectativas e oportunidades no contexto eleitoral, já que em pouco mais de um mês irão às urnas para eleger presidente, vice-presidente, legisladores e parlamentares.

Embora existam 16 candidatos aspirantes à chefia do Executivo, dois deles aparecem como favoritos, segundo as pesquisas: o atual presidente, Daniel Noboa, e Luisa González, do movimento Revolução Cidadã.

Os restantes mal têm o apoio de cerca de um por cento cada ou menos, indicam as sondagens antes das eleições de 9 de fevereiro.

Noboa já derrotou González nas eleições antecipadas de 2023 e tudo indica que em 2025 o segundo turno entre estas duas figuras ideologicamente opostas poderão repetir-se.

A empresa Comunicaliza informou que a apenas 40 dias da votação o presidente lidera González, mas apenas com 3,6 por cento das intenções de voto.

Os próximos 12 meses dependerão dos votos, esperemos que não fiquemos em situação pior, disse à Prensa Latina José Chicaiza, um aposentado que lembrou a Noboa sua promessa não cumprida até agora de aumentar as pensões.

Apesar do optimismo com que alguns iniciam 2025, o Equador entra neste ano eleitoral atingido pela insegurança, apagões, falta de emprego adequado e uma enorme dívida externa contraída com organizações internacionais como o Fundo Monetário Internacional.

O historiador Juan Paz y Miño alertou que desde 2017 três governos consolidaram a economia empresarial-oligárquica no Equador e os resultados no final de 2024 são um Estado desinstitucionalizado, soberania afetada, direitos individuais, sociais, ambientais e trabalhistas violados, vida, trabalho e segurança agravada coletiva.

“Por isso a esperança de um futuro diferente, aquele que o país merece, é motivo de alegria e felicidade para os equatorianos. Um sonho que partilhamos com a nossa América Latina”, expressou o académico nas suas redes sociais.

ro/avr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES