A vice-presidente Kamala Harris, na sua qualidade constitucional de presidente do Senado, liderará esta sessão no Capitólio que confirmará a vitória de Trump e o seu regresso à Casa Branca.
Com este processo, o ciclo eleitoral de 2024 será oficialmente encerrado e espera-se que, ao contrário de há quatro anos, tudo corra de forma pacífica esta segunda-feira.
No entanto, a capital do país anunciou um reforço da sua segurança, especialmente depois de um ataque ocorrido na madrugada de 1 de janeiro em Nova Orlans durante as comemorações da chegada de 2025 e horas depois, no próprio dia, da explosão de um Tesla Cybertruck em frente ao Trump Hotel em Las Vegas, Nevada.
Washington, DC, também está a preparar a vigilância porque não só a certificação de Trump, mas também dois outros eventos de grande repercussão coincidirão aqui em breves períodos: o funeral de estado do 39º Presidente, James Carter, entre terça e quinta-feira, e a cerimónia de inauguração do o 47º Presidente, em 20 de janeiro.
Há quatro anos, centenas de apoiantes de Trump invadiram violentamente o Capitólio para impedir a validação da vitória eleitoral de Joe Biden em Novembro de 2020.
O dia 6 de janeiro de 2021 ficou inscrito nas páginas da história dos Estados Unidos como o dia do pior ataque ao coração da democracia neste país. A violência deixou cinco mortos e mais de 140 policiais feridos.
Trump venceu as eleições de 5 de novembro com 312 votos no Colégio Eleitoral, em comparação com os 224 alcançados pelo seu rival democrata, o vice-presidente cessante Harris.
jha/dfm/ls