O fluxo de capitais do Vietnã beneficiou 31 países e territórios, entre os quais o Laos ficou com a melhor parte com 28,8 por cento do total investido e um aumento de 62,2 pontos percentuais em relação a 2023. Atrás ficaram a Indonésia e a Índia, disse o Ministério do Planeamento e Investimento.
Segundo a pasta, os fundos foram destinados a estes 164 novos projetos e ao reajustamento de outros 26, sendo que quase um terço destes recursos foram direcionados para o setor da ciência e tecnologia (30,2 por cento do total), seguido da indústria de transformação e manufatura (21) e produção e distribuição de eletricidade (14,2).
O Vietnã tem atualmente um total de 1.825 projetos de investimento válidos no estrangeiro, cujo capital ultrapassa os 22,59 bilhões de dólares. A mineração, com mais de sete bilhões de dólares investidos, é o setor mais favorecido, à frente da agricultura (perto de 3,4 bilhões) e da informação e telecomunicações (mais de 2,84 bilhões).
O país que mais investimentos vietnamitas recebeu até à data é o Laos, com quase 5,7 bilhões de dólares, o equivalente a 25,1 por cento do total, e que é seguido pelo Camboja e pela Venezuela.
oda/mpm / fav